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Superintendência CEPRO
Inflação em Teresina chegou a 0,81 em fevereiro
18/03/2013 - 00:11:44  
  
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Roupas tiveram maior inflação em fevereiro
Foram os setores de Alimentação e Vestuário os principais vilões do aumento no Custo de Vida na cidade de Teresina no mês de fevereiro deste ano. Segundo a Fundação CEPRO, responsável pelo cálculo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), a capital do Estado registrou crescimento médio de 0,81%, isto comparativamente ao mês de janeiro de 2013 e acumulou durante o ano de 2013 aumento médio de 2,11%. “Registra-se, ainda, a inflação anualizada, ou seja, o comportamento no período que vai de março de 2012 a fevereiro de 2013, que atingiu alta de 8,06%”, explica o economista da Fundação, Manoel Moedas.

Segundo o relatório, ao analisar-se a inflação do teresinense ocorrida durante o mês de fevereiro, constatou-se que a pressão pelo aumento de 0,81%, localizou-se nos itens componentes dos seguintes grupos Vestuário e Alimentação que cresceram 2,06% e 1,27%, respectivamente.

No caso especifico do grupo Vestuário, o crescimento de 2,06% esteve ligado mais diretamente aos aumentos dos seguintes produtos: blusa (8,80%); maiô e biquíni (7,49%); cacinha e sutiã (3,85%); meias (3,53%); bermuda, calção, e short (2,83%) e saia (2,15%). No grupo Alimentação, que individualmente cresceu 1,27%, o motivo foi, principalmente, pelo reajuste de preços dos seguintes produtos: tomate (14,09%); farinha de mandioca (5,02%); arroz (4,17%); carne suína (3,79%); feijão (2,41%); carne ovina/caprina (1,22%); banana (1,21%) e leite pasteurizada (0,9%).

Os demais grupos apresentaram as seguintes variações: Transportes, 1,16%; Habitação, 0,50%; Artigos de Residência, 0,50%; Saúde e Cuidados Pessoais, 0,14%; e Serviços Pessoais, 0,13%.

Fevereiro 2012 - Foram os setores de Vestuário e Serviços Pessoais os responsáveis pelo aumento de 0,29% na inflação relativa ao mês de fevereiro de 2012. No caso especifico do grupo Vestuário, houve crescimento de 0,66%, ligado diretamente aos aumentos de preços dos seguintes produtos: bermuda, calção e short (4,95%); tênis de homem e mulher (4,85%); Blusa (4,55%); vestido (4,09%); e tecidos (1,71%). Enquanto isso, no grupo Serviços Pessoais, que individualmente cresceu 0,57%, o aumento foi motivado pelo reajuste médio de 6,06% nos preços de  livro de 1º e 2º grau, seguido ainda de  lápis, borracha, e caneta, que cresceram em média 4,12%.
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