Comércio Exterior: Exportações no Piauí cresceram 37,35 em 2012
19/02/2013 - 00:08:49

Grãos de soja - produto exportado pelo Piauí

São dez os principais produtos exportados pelo Piauí: grãos de soja, ceras vegetais, mel, algodão, couros e peles, produtos químicos, pescados, quartzitos, pedras e diamantes e castanha de caju. De acordo com a Fundação CEPRO, o ano de 2012 fechou com crescimento de 37,35% nas exportações do Estado, em relação ao ano anterior; um total alcançado, segundo a Fundação, devido, principalmente, ao crescimento nas exportações de Pescados (279,38%), Produtos Químicos (121,87%), Grãos de soja (60,25%), Couros e Peles (48,13%) e Algodão (33,69%). Em 2011, as exportações piauienses tiveram aumento de 27,22%.

De acordo com o economista Manoel Moedas, coordenador da Conjuntura Econômica ─ boletim analítico da economia do Estado realizado pela Fundação CEPRO ─ as exportações do Piauí, apesar do aumento significativo, representaram apenas 17,82% das exportações do Ceará e 7,46% das exportações do Maranhão. “Quanto ao comportamento das exportações por Estado verificamos que o crescimento do Piauí ficou abaixo apenas do crescimento do Estado de Rondônia (62%); porém, ficou acima de estados como o Tocantins (32,45%), Goiás (27,30%) e até do Distrito Federal (24,50%), destacando o Piauí como o 2ª maior crescimento do Brasil”, explica o economista. Esse aumento, segundo ele, foi superior ao incremento nacional, registrado em 26,81%.

Os principais municípios piauienses exportadores em 2012 foram: Bom Jesus (soja); Parnaíba (couros e peles, ceras vegetais e pilocarpina); Corrente (soja); Campo Maior (ceras vegetais) e Piripiri (ceras vegetais e fibras sintéticas). No tocante ao destino das exportações, os principais blocos econômicos de destino, com as respectivas variações, foram: Oriente Médio (2.198,17%); Ásia (32,25%) e União Européia (13,27%).

O saldo da balança comercial em 2012 alcançou US$ 55.107.744, pois as exportações chegaram a US$ 225.729.176 e as importações apresentaram US$ 170.621.432.

A Conjuntura Econômica é um boletim analítico divulgado há décadas pela Fundação e em versões trimestral, semestral e anual; acompanha e avalia, de forma efetiva, o desempenho dos principais indicadores da economia piauiense. Os segmentos estudados neste boletim são: Agricultura; Comércio; Índice de Preço ao Consumidor (IPC); Serviços (energia elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário); Matrícula Veicular; Comércio Exterior; Transporte Aéreo; Finanças Públicas (ICMS, FPE); IPVA; Previdência Social; Indústria e dados sobre o Emprego Formal no Estado.