Servidores e presidente da Fundação Cepro discutem novos projetos
31/01/2013 - 00:12:02

Pres.da Cepro Cezar Fortes

“A valorização da Cepro passa diretamente por essa aproximação direta com a Secretaria de Planejamento e o Governador do Estado”, explicou o presidente interino da Fundação Cepro e secretário de planejamento, Cezar Fortes. A declaração deu-se em reunião com funcionários da Fundação e da secretaria na última quarta-feira com o objetivo de explicar como serão dados os primeiros passos na parceria entre os dois órgãos do Estado.

Segundo o secretário, essa parceria se dará diretamente através de trabalhos em conjunto realizados por funcionários dos dois setores em projetos como o SIMO, Sistema de Monitoramento do Estado, onde a Fundação Cepro fará o processo de acompanhamento de pastas do governo, segunda etapa do processo geral.

Outro projeto em conjunto (Cepro-Seplan) será o Mapa Cartográfico do Piauí,  trabalho ainda em discussão que será coordenado pelo servidor da Cepro, Elias Alves Barbosa e terá parceria também com o IBGE e a Comissão de Litígios Territoriais do Estado.

Terceiro ponto discutidos entre o secretario de planejamento e os servidores da Fundação Cepro foi a revitalização da Biblioteca Pádua Ramos. “Temos que ter um olhar mais voltado para a biblioteca, local de estudo, de pesquisa, onde se encontram praticamente todas as publicações realizadas dentro do estado do Piauí, pelos Governos e por terceiros”, descreveu Cezar Fortes.

A bibliotecária da Fundação Cepro, Lucia Gurjão citou a importância desse novo olhar antes às pesquisas do estado e, principalmente, aos arquivos publicados existentes na biblioteca. “Um novo ambiente de trabalho, melhores adaptações naquele espaço para o servidor, para a pesquisa em si e para aquele que vai até lá em busca de informações é de fundamental importância para o Estado e para a Sociedade ─ essa, a maior beneficiada”, disse.

Conjuntura Econômica – O presidente interino da Fundação e secretario de planejamento do estado citou ainda a importância da atualização da pesquisa em si e da metodologia utilizada nos elementos que compõem o Boletim Analítico Conjuntura Econômica, realizado pela Fundação de forma trimestral, semestral e anual. O boletim estuda dez segmentos econômicos do Estado apresentando seus dados quantitativos e qualitativos ante à sociedade piauiense.