INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
PIB Municipal: Teresina concentra metade do PIB do Piauí
13/12/2012 - 00:11:56  
  
Twitter 
Google+ 
PIB Municipal 2010

Os dados de 2010 do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado pela Fundação CEPRO, em parceria com o IBGE, nesta quarta-feira (12) mostram a capital Teresina com 49,71% das riquezas produzidas durante todo o ano. O panorama apresentado mostra as cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Uruçui como responsáveis por quase 60% das riquezas do Estado, cenário que se repete nos últimos quatro anos. Esses cinco maiores municípios em relação ao PIB, somados, agregam 36,63% da população do Estado.

O destaque no PIB dos municípios piauienses em 2010, porém, é a consolidação, segundo especialistas, do crescimento das cidades que compõem os Cerrados: Uruçui (com o maior PIB perca do Piauí – R$ 22.002, superando inclusive a média nacional, que é de quase R$ 19 mil). Nesse sentido, a cidade de Sebastião Leal ficou em 22º do Brasil em crescimento no Valor Nominal do PIB.

“O Piauí repete a realidade brasileira, onde a concentração de riquezas é algo marcante. Ao longo dos anos, Teresina tem se consolidado economicamente, ficando, inclusive, em uma posição de destaque em relação a algumas capitais”, analisa a economista Joana D’arc Portela.

Teresina ocupa a 19° posição em relação ao PIB das capitais brasileiras, ficando à frente de Florianópolis, João Pessoa, Aracaju, Porto Velho, Macapá, Boa Vista, Rio Branco e Palmas, na geração de riqueza. 47,78% do produto total está concentrado no município de Teresina – capital do Estado.

Em relação ao ranking do PIB dos 5.565 municípios brasileiros, Teresina ocupa a 49° posição, ganhando dois postos nesse ranking em relação a 2009.

O município de Teresina tem o maior PIB, 10,54 bilhões de reais. A participação de sua economia no ano de 2010 ficou assim distribuída: 77,7% de seu valor adicionado no Setor de Serviços; 21,7% na Indústria e 0,6% na Agropecuária.
No Setor Agropecuário, Teresina destaca-se na produção de aves, como primeiro produtor do Estado, grande produtor de cana−de− açúcar e frutas cítricas, o rebanho bovino é considerado o 6º maior do Estado.

Em 2010, no Setor Industrial de Teresina, os destaques foram a fabricação de cervejas, chopes e refrigerantes, fabricação de óleo vegetal em bruto, fabricação de produtos metálicos, fabricação de bicicletas e colchões. O município representou 53,65% de toda a Indústria do Estado.

Em 2010, 53,17% da Construção Civil do Estado ficou centralizada em Teresina, concentrando ainda o forte segmento de obras públicas (83,37% do total). A Indústria Extrativa de Teresina ocupa a 4ª posição no ranking do Estado e tem a extração e britamento de pedras como o principal produto.

A grande convergência para o Setor Terciário da economia de Teresina se dá em virtude de ser o maior polo de atração do Estado, com destaque para as atividades de Administração Pública, Comércio, Saúde e Educação Mercantil.

Mais informações sobre o PIB dos municípios do Piauí neste link.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.