Cepro identifica IDGM de São João do Arraial
17/07/2007 - 00:11:54

O município de São João do Arraial será o primeiro do Estado a ter o Índice de Desempenho da Gestão Municipal (IDGM) identificado pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro). O Índice que foi criado pelo órgão consiste num mecanismo de avaliação da administração municipal.

Técnicos e auxiliares estarão aplicando 200 questionários num período de sete meses em São João do Arraial. Essa ação piloto é resultado da iniciativa do prefeito da cidade, Francisco Lima, que solicitou o serviço da Cepro. “Pedimos esse estudo por acharmos importante o planejamento de ações, tendo como referencial a avaliação do que já foi realizado, com base em dados concretos e seguros”, comentou.

De acordo com o presidente da Cepro, Oscar de Barros, o IDGM  que será aplicado em todos os municípios é um índice de terceira geração com uma nova ótica de análise, cujo foco tem como base os objetivos do milênio, é composto por dezoito indicadores e por seis fatores de desempenho (Fiscal, Saúde, Educação, Emprego, Meio Ambiente e Gestão Participativa).

Os indicadores de terceira geração surgiram para suprir limitações dos indicadores de segunda geração como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o qual surgiu para responder a questões que os indicadores de primeira geração, como o Produto Interno Bruto (PIB) e PIB per capita, não respondiam.

Para a criação do IDGM, a Cepro teve a parceria da Coordenação Estadual do Programa Fome Zero. “Aceitamos participar desse trabalho porque temos o desafio de realizar ações para que as pessoas tenham qualidade de vida onde elas estão. Os próximos municípios avaliados serão Guaribas e Acauã, por serem pilotos do Fome Zero”, disse a coordenadora do Programa, Rosângela Sousa.

Oscar de Barros observou que o IDGM não é inovador, é uma variável que, juntamente com as outras já existentes, vai dar melhores condições de avaliação das ações, por acrescentar mais elementos no modo de ver o Piauí. “Com essa medida, a Fundação cria uma nova competência e procura alcançar o mesmo patamar dos grandes centros de pesquisa do país. Vários estados como o Ceará e a Bahia têm um índice elaborado pelo órgão estadual responsável pela realização de pesquisas. Da mesma forma, há algum tempo, discutíamos a necessidade de o Piauí ter o seu próprio indicador, pois os outros já existentes são muito distantes da nossa realidade”, disse.

O IDGM varia entre zero e um, quanto mais próximo dos limites mínimo ou máximo, pior ou melhor será a situação do município, respectivamente.