INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Emprego Formal tem saldo positivo no Piauí
28/09/2012 - 00:11:07  
  
Twitter 
Google+ 
Conjuntura Econômica Semestral 2012

O Estado do Piauí, no primeiro semestre de 2012, obteve saldo positivo de 2.901 novos empregos com carteira assinada. Os dados são do MTE/ Caged, apresentados pelo boletim analítico Conjuntura Econômica Semestral, organizado pela Fundação CEPRO.

O mês de maior contratação de profissionais foi junho, com 1.588 novos postos de trabalho. O segmento com maior desempenho foi o Comércio, apesar da retração de 183 empregos – com relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, segundo economistas responsáveis pela pesquisa na Fundação, o setor que continua ofertando trabalho é a Agropecuária que, apesar de também ter tido queda em seus números de contratação, gerou 1.022 novos postos de trabalho.

“Convém destacarmos que a Construção Civil apresentou o segundo melhor desempenho, com a geração de 839 novos empregos”, explicou o economista Manoel Moedas que afirmou ser o crescimento deste setor uma tendência nacional.


Evolução por setor de atividade econômica

Segundo o estudo, observa-se no Piauí, no primeiro semestre de 2012, que determinadas decisões na instância federal estão refletindo sobre o comportamento do nível de emprego formal. Isso porque, apesar do saldo positivo, houve uma retração dos níveis de emprego se comparado com o mesmo período do ano passado, gerando uma variação negativa de 19,80%.

De acordo com a análise feita de forma setorial, o setor de Agropecuária se destacou por apresentar uma variação negativa de 24,07%, em relação ao mesmo período do ano passado. Especialistas afirmam que isso se deve ao fato da diminuição de assentamentos, porém continua a liberação do crédito fundiário para o pequeno produtor que contribui sobremaneira para o maior número de postos de trabalho.

Já o setor de Prestação de Serviços que em 2011 ocupava a 1ª colocação no ranking, regrediu em 2012 para a quarta colocação. O segmento da Indústria de Transformação passou para a 3ª colocação.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.