INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
CEPRO publica Conjuntura Econômica Trimestral 2012
03/07/2012 - 00:11:37  
  
Twitter 
Google+ 
Conjuntura Econômica Trimestral

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí – CEPRO finalizou a publicação on-line da Conjuntura Econômica referente ao primeiro trimestre de 2012. O Boletim Analítico, divulgado há décadas pela Fundação e em versões trimestral, semestral e anual, acompanha e avalia, de forma efetiva, o desempenho dos principais indicadores da economia piauiense.

“Pretendemos, através deste minucioso estudo, subsidiar trabalhos acadêmicos, instigar a reflexão e a tomada de decisão sobre questões institucionais e ainda contribuir com a sociedade em geral quanto aos aspectos voltados para a análise do crescimento econômico do Estado do Piauí”, explica o presidente da CEPRO, Raimundo Filho.

De acordo com o coordenador técnico da equipe de estudos da Conjuntura Econômica, o economista Manuel Monteiro Moedas, um dos objetivos primordiais deste trabalho tem sido, ao longo do tempo, prestar informações através de um levantamento sistemático e criterioso de dados sobre os mais variados segmentos econômicos do Estado. “Este estudo facilita a compreensão do conjunto dos indicadores do nosso Estado por ser, em um único documento, trabalhado, analisado e avaliado os diversos segmentos econômicos, por um corpo especializado de técnicos e especialistas no assunto”, enfatiza.

Os segmentos estudados neste boletim são: Agricultura; Comércio; Índice de Preço ao Consumidor (IPC); Serviços (energia elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário); Matrícula Veicular; Comércio Exterior; Transporte Aéreo; Finanças Públicas (ICMS, FPE); IPVA; Previdência Social; Indústria e dados sobre o Emprego Formal no Estado.

Seguem alguns dados resumidos:

Agricultura – A produção agrícola prevista para 2012 deverá ser de 2.248.323 toneladas, acréscimo de 0,58% em relação ao ano de 2011.

Comércio – As vendas do comércio varejista mostraram crescimento de 12,6%, enquanto o comércio varejista ampliado sofreu variação de 11%.

Índice de Preços ao Consumidor – O IPC apresentado na cidade de Teresina mostrou incremento de 1,99%, superior ao primeiro trimestre de 2011 que foi de 1,63%.

Matrícula veicular – Foram matriculados 22.166 veículos, destacando-se a motocicleta com 12.975 unidades (58,54%), seguido de automóvel com 5.008 unidades (22,59%), motoneta com 1.969 unidades (8,88%) e caminhonete com 1.139 unidades (5,14%).

Transporte Aéreo – O movimento de passageiros no aeroporto Petrônio Portela foi de 245.925 passageiros, entre embarques e desembarques; incremento de 1,7% com relação aos primeiros três meses do ano passado. Embarcaram 125.764 passageiros e desembarcaram 120.161 passageiros.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.