INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Setor de vestuário tem inflação anual maior que o índice geral em Teresina
19/03/2012 - 00:10:56  
  
Twitter 
Google+ 
Inflação anual em Teresina chega aos 5,03

Bermudas, shorts, tênis, blusas, vestidos, tecidos; esses são os principais itens responsáveis pelo acréscimo de 6,63% da inflação no setor de vestuário no ano de 2011. Esse número, apesar de menor do que foi registrado em 2010 (6,68%), foi um dos principais responsáveis pelo aumento de 5,03% no IPC anual da cidade de Teresina.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido mensalmente pela Fundação CEPRO foi criado com o objetivo de oferecer a variação de preços no comércio para o público. O período de coleta das informações para esta análise vai do primeiro ao último dia do mês e a mesma é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço, serviços públicos, etc. Os segmentos considerados na variação do IPC são: alimentação, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, serviços pessoais.

Analisando-se o setor de vestuário de forma anual, percebe-se que na maioria das vezes este grupo tem aumento inflacionário significativo, porém, são os meses de dezembro e fevereiro os de maior incidência. Em 2011 esses números cresceram 0,88% em dezembro e 0,66% em fevereiro, representando o setor de maior pressão inflacionária.

De acordo com economistas da Fundação CEPRO, esses números e aumentos estão diretamente ligados aos períodos de festividade nacional como natal e carnaval. “Como há maior procura do público na busca pelos produtos do setor vestuário durante esses períodos do ano, há, portanto, uma maior demanda e aumento dos preços destes”, explica o economista José Manoel Moedas.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.