Número de veículos cresce 9,33 no primeiro semestre no Piauí
09/08/2011 - 00:09:40

Aumentaram em 57,83% o número de motocicletas no PI

De acordo com dados da Conjuntura Econômica Semestral divulgados pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí – CEPRO, durante o período de janeiro a junho deste ano, foram matriculados 39.280 veículos no Estado, o que corresponde a um aumento de 9,33% em relação ao mesmo período de 2010. As motocicletas foram as maiores responsáveis pelo aumento, com 57,83% do valor total de veículos matriculados, o correspondente a 22.714 unidades; seguidas pelos automóveis (24,01%), motonetas (8,59%) e caminhonetes (4,95%).

A mesma tendência foi registrada no cenário regional. Foram matriculados 585.634 veículos, destacando-se também a motocicleta com (47,87%), seguido de automóvel com (31,77%), caminhonete (6,21%) e motoneta (5,97%).

No cenário nacional há uma discreta alteração de posições de veículos matriculados; a quantidade de automóveis equivale a 47,21% do total de matrículas, em segundo lugar foram as motocicletas (28,16%), em seguida as caminhonetes (8,29%) e depois as motonetas (5,12%).

No primeiro semestre de 2011, a participação do Estado em nível regional foi de 6,71% e de 1,43% no contexto nacional, em contraposição a 6,90% e 1,46%, respectivamente, no mesmo período no ano passado.

A Conjuntura Econômica é um boletim analítico divulgado há décadas pela Fundação e em versões trimestral, semestral e anual; acompanha e avalia, de forma efetiva, o desempenho dos principais indicadores da economia piauiense. Os segmentos estudados neste boletim são: Agricultura; Comércio; Índice de Preço ao Consumidor (IPC); Serviços (energia elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário); Matrícula Veicular; Comércio Exterior; Transporte Aéreo; Finanças Públicas (ICMS, FPE); IPVA; Previdência Social; Indústria e dados sobre o Emprego Formal no Estado.