Inflação chegou a 2,28 de janeiro a junho deste ano em Teresina
01/08/2011 - 00:13:21

O Índice de Preço ao Consumidor (Custo de Vida) referente ao primeiro semestre de 2011 chegou a 2,28% na capital piauiense. É um valor significativo, segundo economistas da Fundação CEPRO, apesar de estar menor do que os números inflacionários referentes aos meses de janeiro a junho de 2010 (3,13%). Os dados são referentes à Conjuntura Econômica Semestral divulgada pela CEPRO, boletim analítico que acompanha e avalia, de forma efetiva, o desempenho dos principais indicadores da economia piauiense.

Os segmentos que mais pressionaram a inflação no primeiro semestre de 2011 foram serviços pessoais e vestuário, com crescimento de 5,14% e 3,83%, respectivamente. No segmento de serviços pessoais, destacam-se os gastos com jogos (39,87%); livros de 1º e 2º grau (16,93%); CDs e DVDs (14,12%) e a mensalidade escolar (7,03%). No setor vestuário, destacam-se os gastos com saia (8,26%); bermuda, calção e shorts (5,53%); tecidos (5,25%) e camisas (4,17%).

Cesta Básica
A Cesta de Produtos Básicos, considerada o principal elemento de avaliação do poder de compra do salário mínimo, teve seu maior peso no bolso do teresinense no mês de janeiro deste ano. A cesta básica, no primeiro mês do ano, custou ao teresinense o valor de R$ 203,87, referente a 37,75% do salário mínimo do trabalhador.

Este valor oscilou pouco nos meses subsequentes, chegando a custar R$ 203,03 em fevereiro; em março R$ 205,17; em abril a cesta básica caiu de preço, chegando aos R$ 197,85; em maio ela chegou ao seu menor valor R$ 196,83; e em junho teve um crescimento de 3,09%, chegando a importância de R$ 204,51.

Os produtos da cesta básica são definidos nos termos do Decreto-Lei nº 399, de 30 de abril de 1938, considerada o principal elemento de avaliação do poder de compra do salário mínimo. São eles: açúcar cristal, arroz, banana (referente a frutas em geral), café em pó, carne bovina (de 2ª), farinha de mandioca, feijão, leite pasteurizado, margarina, óleo vegetal, pão e tomate (referente a verduras em geral).

Metodologia de Pesquisa
As pesquisas da Fundação Cepro, relativas ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e à Cesta Básica, são realizadas através de uma média ponderada de produtos e serviços relacionados à opinião da população (como, quanto e quais os principais gastos de cada família). São pesquisados, semanalmente, através de visitas para análises de preços em estabelecimentos pré-definidos, os 300 itens mais significativos no custo familiar, definidos nos termos do Decreto-Lei nº 399, de 30 de abril de 1938.

Para o presidente da Fundação Cepro, Raimundo Filho, a Instituição possui técnicos especializados que fazem um acompanhamento contínuo dos preços dirigidos para essa pesquisa. “O trabalho é sempre feito nos mesmos estabelecimentos todos os meses para que haja a precisão exigida no estudo realizado”, enfatiza Raimundo.