INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Biblioteca da Cepro divulga a realidade do Piauí
21/07/2011 - 00:13:29  
  
Twitter 
Google+ 
Fachada da biblioteca Pádua Ramos

Desde sua criação em 1971, através da Lei Estadual nº 3.127, a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí – CEPRO – conta com a Biblioteca Pádua Ramos para divulgar, mostrar e subsidiar os diversos estudos realizados sobre o Estado. Estudantes, professores, pesquisadores, servidores e o público em geral visitam as dependências da biblioteca diariamente para consultas e pesquisas das mais diversas finalidades.

O acervo possui aproximadamente 2.900 exemplares dos mais diversos tipos, tais como: Carta Cepro, Conjuntura Econômica, Piauí em Números, Perfil dos Municípios, Indicadores Sociais do Piauí, Guia Turístico, Anuário Estatístico, dentre outros, contendo artigos, ensaios econômicos e relatórios de pesquisa. Além disso, publicações econômicas e sociais vindas de vários estados do país que focam economia e sociedade em seus estudos.

Livros, anuários, indicadores anuais, guias; a biblioteca possui um acervo de mais de 2.900 publicaçõesDentre as publicações locais que não são organizadas pela Cepro, anualmente, são recebidos 37 catálogos sobre o Piauí, como por exemplo os “Cadernos de Teresina”, o “Orçamento do Estado” e o “Boletim Informativo”; além de 53 catálogos nacionais, como as revistas “Administração de Empresas”; “Rumos do Desenvolvimento” e “Economia do Nordeste”.

São dezenas de visitas mensais na biblioteca Pádua Ramos que, segundo os biblioteconomistas do órgão, se destaca pelas antigas publicações como os Diários Oficiais dos anos de 1960 e 1970 e ainda por publicações raras que não são encontradas em nenhuma outra biblioteca, como o Atlas Econômico do Piauí, organizado e reeditado pela Fundação CEPRO e IBGE na década de 1960.

A pesquisadora da Fundação Cepro, Tânia Waquim, afirma que “a biblioteca possui publicações desde 1974 mostrando estudos sobre o babaçu, caju, mamona, viabilização da soja, cerrados piauienses, etc., período em que não se cogitava a valor dessas matérias-primas para o desenvolvimento do estado. Daí a importância dos registros dessas pesquisas em nosso acervo”.

A biblioteca está localizada na Av. Miguel Rosa nº 3265 sul, próximo à Av. Frei Serafim, funcionando das 8h às 13h30min.

Mais informações: 3221-4809/ 3221-5719

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.