INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Superintendência CEPRO
Detran aperfeiçoa estatísticas de trânsito
24/04/2007 - 00:14:00  
  
Twitter 
Google+ 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) solicitou a assessoria da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) para a organização do serviço de estatística estadual de trânsito. O pedido foi formalizado pelo diretor geral do Detran, Jesus Alves, durante reunião com o presidente da Fundação, Oscar de Barros, na manhã desta terça-feira, 24, na sede do órgão.

Segundo Jesus Alves, desde 2003, o Detran elabora um anuário estatístico de acidentes de trânsito, mas é preciso aperfeiçoamento. “Hoje coletamos informações junto a delegacias, através das planilhas do Denatran; boletins da Polícia Rodoviária Federal; cartórios; hospitais e por meio de contato com as famílias das vítimas, mas tudo de forma empírica. Vamos agora ter a parceria da Cepro para fazer um levantamento estatisticamente correto, buscando também o apoio de órgãos envolvidos nessa área como as Secretarias de Saúde e Segurança”, disse.

Oscar de Barros parabenizou a iniciativa do Detran. “É necessário que os órgãos públicos tenham a cultura da produção da informação e isso depende da consciência dos gestores que têm à disposição a Fundação Cepro que é uma instituição de caráter técnico-científico que contribui para o crescimento do Estado por meio da elaboração de diversos estudos e pesquisas indispensáveis para a tomada de decisões e formulações de políticas públicas, tanto pelo poder público, quanto pelo setor privado.”

O presidente da Cepro informou que, num primeiro momento, os técnicos do órgão vão estudar o processo de coleta de dados do Detran que, atualmente, engloba acidentes, multas, Carteira Nacional de Habilitação e vias. “A partir disso, vamos elaborar um projeto, propondo, inclusive, o trabalho com indicadores de avaliação de políticas de trânsito”, disse.

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo
© 2016. Todos os direitos reservados.